Gonçalo Cadilhe nas Ilhas das especiarias

Ontem andava pelo facebook de Gonçalo Cadilhe e encontrei uns vídeos bastante interessantes sobre especiarias, como uma fã de Gonçalo Cadilhe e amante de especiarias não podia deixar de ver e partilhar com vocês claro. Alguns de vocês provavelmente ao ver a RTP 2 já viram o video, eu praticamente não ligo a TV, não me faz muita falta para ser sincera.



Documentário de Gonçalo Cadilhe sobre os 500 anos da chegada dos portugueses às Molucas
Se a história da humanidade fosse contada por marcos e momentos fundamentais, em vez do fluxo natural que lhe está associado e a que chamamos correr do tempo, a chegada dos primeiros europeus às Ilhas das Especiarias merecia figurar como um desses marcos fundamentais. O valor simbólico do desembarque da armada de António de Abreu nas Ilhas da Banda e as aventurosas peripécias que conduziram Francisco Serrão a Ternate e Tidore davam ótimo material para um blockbuster de Hollywood.
Projeto da autoria de Gonçalo Cadilhe, que conta a gesta da chegada dos portugueses às Molucas em 1512. Desde apreparação da viagem, a partir de Malaca, sob as ordens de Albuquerque, passando pelas expectativas acalentadas com esta expedição, até às consequências que a descoberta teve na geopolítica mundial - desde a viagem de Magalhães para determinar o anti meridiano à economia da Idade Moderna baseada nas possessões coloniais, passando por episódios de grande ironia histórica como o da atribuição da Ilha de Manhattan aos ingleses a troco da Ilha de Rum - o autor pretende com este documentário informal mas didático, a meio caminho entre o registo “travel documentary” e lição de história, celebrar os 500 anos de precisamente um dos marcos mais significativos da História Global.


Aproveito também para recomendar a quem ainda não leu o livro "Encontros Marcados", acabei de o ler ontem e adorei claro, faz-nos sonhar e aprendemos muito com ele.


Sinopse
Quando se junta na mesma pessoa o viajante, o escritor e o supersticioso daqueles que acredita, no destino, mas só depois de ele ter acontecido -qual é o resultado? Gonçalo Cadilhe revela agora alguns dos momentos marcantes que o ajudaram a definir a sua carreira de viajante, a sua vida de espírito livre e o mundo em que se move. São os encontros marcados pelo destino e com os quais o autor nos surpreende numa colecção de textos luminosos, sobre tudo o que nos pode acontecer a viajar pelo mundo; ou em casa a ler sobre esse mundo; ou na vida, quando crescemos, e só mais tarde, ao olhar para trás, percebemos a marca que deixou.
Encontros Marcados de Gonçalo Cadilhe

https://www.facebook.com/goncalocadilhe?fref=ts




  

Comentários

Instagram